Aquietar a Mente: Uma necessidade

Todos nós partiremos um dia e aqueles a quem amamos também. Demonstre seu afeto, ame, perdoe, olhe com compaixão, agradeça. Respire suavemente, abrace a vida que pulsa, aprecie as flores, reconheça os aprendizados de cada situação, ouça sua intuição, tenha coragem. Deixe o velho ir, desapegue, permita que a vida flua, curta cada momento.
Somos influenciados pelo meio em que estamos inseridos e com a agitação do dia a dia, fica cada vez mais difícil concentrar a atenção em algo. Temos acesso a uma quantidade enorme de informação externa, diariamente, sofrendo um grande desgaste mesmo com o corpo em repouso, pois a mente permanece em atividade.
A mídia, o trânsito, o cotidiano e um turbilhão de emoções negativas causadas por cobranças impostas por nós mesmos fazem com que nosso pensamento esteja no passado, focado em lembranças, mágoas e ressentimentos que podem levar a um quadro depressivo. Ou então, focamos no futuro, em expectativas e medos que nos deixam anciosos. Assim, contemplamos o passado ou o futuro e esquecemos o único momento real, o presente, que é tudo que temos.

Um modo simples e totalmente praticável para silenciar a mente é meditar. O que consiste em esvaziar a mente de qualquer tipo de pensamento, voltando-se ao mundo interior, desligando-se de qualquer fator externo.
Normalmente, a meditação é associada a filosofias orientais, entretanto, não há nenhum cunho religioso apesar de ser muito confundida com reflexão ou oração. Meditar é algo que reside em cada um de nós e não requer nenhuma habilidade específica, sendo uma maneira pessoal de manter a mente calma, em paz, livre de preocupações diárias. A desaceleração dos pensamentos permite vivenciar o presente.
Fortalecer o sistema imunológico, aumentar a fertilidade, reduzir a pressão arterial, reduzir a síndrome do intestino irritável, melhorar o equilíbrio emocional e efeito anti-inflamatório são efeitos comprovados cientificamente em sua saúde, mostrando que a meditação vai além dos benefícios da mente.

Que tal praticarmos?

metidarEscolha um local quieto e que lhe seja agradável e sente-se confortavelmente, relaxando o corpo e permitindo que a mente se aquiete. Vale ressaltar que deitado existe uma tendência bastante grande de adormecer. Preste atenção na respiração, no ar que entra e sai, como que se na inspiração o ar trouxesse as luzes mais belas do Universo para seu sistema, e na expiração você liberasse aquilo que não precisa mais e que vai para reciclagem.

Pensamentos insistirão em voltar. Deixe-se aquietar, faça nada, espere nada, deseje nada, apenas se entregue ao momento… e a mente irá serenando.
Pratique e sua vida se tornará melhor, você passará a contar com um estado muito elevado de paz e saúde mental, emocional e física. Não importa qual técnica vai usar, qual postura vai adotar, qual tempo possui disponível ou o local escolhido, o que interessa é a sua determinação.

A meditação não é um luxo: é uma necessidade.
Quanto mais gentil você for com você mesmo, mais gentil o tempo e a saúde também serão. Alimentação, meditação, exercícios e hábitos diários… faça o melhor que pode ser feito e sinta as diferenças.