Edema durante a gestação.

mcdc7_edema_footO edema gestacional é o inchaço que acontece neste período devido a pressão exercida do útero sobre os vasos sanguíneos pélvicos, causando uma dificuldade no retorno venoso de coxas, pernas e pés para o coração. Com a ajuda da gravidade o inchaço concentra-se nos tornozelos e pés. Outros fatores podem estar associados, como falta de proteína, ferro e hipertensão arterial.

Em sua rotina diária evite o consumo de sal, pois ele retém água e isso aumentará o edema. Opte por uma alimentação mais leve, para evitar distensão abdominal e peso após as refeições, pois aumentaria a compressão da região abdominal sobre os vasos. Se você observou no pré-natal que o problema está relacionado á falta de ferro e proteína aumente a ingestão de beterraba, cenoura, uva, uva-passa, figo, tâmara, folhas verde-escuras e grãos (lentilha, ervilha, feijões). Converse com o seu médico sobre a utilização de ervas e especiarias, pois indicações são muito individuais. De maneira geral dente-de-leão, menta, anis, erva-doce e salsa são boas opções para evitar o acúmulo de líquido no organismo.

Um dos melhores métodos para auxiliar no retorno venoso é aumentar a contração muscular das panturrilhas, com caminhadas diárias de 20 a 30 minutos. Como você pode observar na imagem abaixo, a contração muscular auxilia no trabalho das válvulas venosas, levando o sangue e linfa de baixo para cima. Caso não possa fazer caminhadas, eleve as pernas acima da altura do coração quando deitar-se e faça sempre que sentir necessidade movimentos dos calcanhares para cima, em pé.

 

Relaxamento e contração do músculo esquelético.

Fonte da imagem: https://natun.com.br/liberacao-de-retorno-venoso/

E lembre-se: Manter-se ativa é muito importante para preparar o seu corpo fisicamente para o trabalho de parto.