Saiba como as emoções afetam seus órgãos e sua saúde

A conexão entre mente e corpo tem sido reconhecida relativamente a pouco tempo na medicina ocidental, entretanto, na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a interação das emoções com o corpo físico é um aspecto essencial, pois há uma visão holística da saúde. Holístico vem do grego “holos” que significa “todo”, ou seja, essa visão compreende o ser humano como o resultado da soma CORPO, MENTE e ESPÍRITO é uma visão oposta à lógica mecanicista, que compartimenta o ser humano.

Quando um problema é tratado de forma isolada pode-se esperar um resultado imediato, mas efeitos colaterais surgem, pois apenas os sintomas foram tratados. A medicina holística busca a CURA de forma que o paciente será tratado em sua totalidade – unindo psicologia, ciência, fatores externos, emocionais, técnicas de mobilização e movimentação de energia, alimentação e exercícios, buscando solucionar a desarmonia.

Dentro da concepção chinesa a doença é uma manifestação de desequilíbrio da energia vital, quando um fator patogênico extrapola a capacidade adaptativa do organismo. Conforme a MTC os fatores de adoecimento podem ser de origem interna, externa, ou “nem externa, nem interna” (sobrecarga de trabalho, constituição hereditária debilitada, atividade sexual excessiva, alimentação, traumas/pancadas, entre outros). Os fatores externos dependem do clima, em suas manifestações e, dentre os fatores internos estão as emoções.

As emoções em si não são causadoras de doenças pois são inerentes a natureza humana. É normal que as pessoas sintam uma variedade de emoções em diferentes circunstâncias. Porém quando as emoções ocorrem por um prolongado período (sem serem reconhecidas e trabalhadas) ou são muito intensas, afetam o equilíbrio interno do indivíduo levando a alterações do fluxo de energia, tornando-se causas de desarmonia nos órgãos e vísceras, gerando doenças. Da mesma maneira as desordens de órgãos e vísceras geram alterações emocionais e distorção da realidade.

As sete emoções básicas relacionadas às funções orgânicas são o medo, raiva, alegria, pensamento obsessivo, tristeza, preocupação e choque (pavor). Cada emoção atinge um órgão interno pertinente, entretanto tudo irá convergir no Coração.

Veja abaixo:

rim

MEDO x RIM

A emoção do medo está relacionada aos rins, enfraquecendo e causando a descida do Qi (energia) dos rins. Esta ligação pode ser percebida quando o medo extremo faz uma pessoa urinar-se, de forma que ela não tem o controle dessa situação. Nas crianças isso também se manifesta quando elas urinam na cama, o que os psicólogos associam com insegurança e ansiedade.

figado

RAIVA x FÍGADO

Uma certa irritação que leva a reagir diante de um ataque é diferente da raiva que é cega e destrutiva. A raiva que está associada a irritabilidade, ao ressentimento e a frustração, afeta o fígado causando ascensão do Qi, provocando rosto e olhos avermelhados, dores de cabeça e vertigens. A raiva também pode fazer o Qi do fígado invadir o baço, produzindo falta de apetite, indigestão e diarreia. Geralmente isso ocorre com discussões à mesa.

A longo prazo, a raiva causa estagnação do Qi do fígado resultando  em depressão ou desordens menstruais. É essencial evitar ingerir café durante o tratamento de desordens do fígado relacionadas à raiva, pois o café aquece o fígado e intensifica muito essa condição desfavorável.

Todas as tensões que ficam retidas no fígado podem ser descarregadas na articulação temporo-mandibular e podem desencadear o bruxismo.

coracao

ALEGRIA x CORAÇÃO

A alegria é uma emoção de profundo contentamento e pode parecer estranho estar relacionada a alguma desordem. Porém, o desequilíbrio não é causado pela felicidade, mas sim quando uma pessoa se sente superexcitada, quando o entusiasmo ou estímulo é excessivo. A alegria em excesso dispersa o Qi do Coração tornando o espírito (Shen) confuso e desorientado, manifestando inquietude mental, pensamentos confusos, memória fraca, apatia, falta de vitalidade, entre outros sintomas.

Uma pessoa que está constantemente saindo, frequentando festas e vivendo uma vida de excessos, pode acabar desenvolvendo desequilíbrios do coração como palpitações, ansiedade e insônia. Alimente seu coração com emoções nobres como coragem, altruísmo, honestidade e bravura, que fortalecem o coração.

CHOQUE x CORAÇÃO

O choque ou pânico é causado por um evento súbito e inesperado. É uma reação de “luta ou fuga” que causa a liberação excessiva de adrenalina, que faz com que o coração responda com palpitações, ansiedade e insônia.

O estresse crônico oriundo do choque pode ser muito debilitante para o sistema inteiro, afetando principalmente o rim, órgão associado ao medo.

O choque severo pode ter um efeito duradouro sobre o espírito (Shen), como fica evidente em vítimas da síndrome do estresse pós-traumático.

baco

PENSAMENTO OBSESSIVO x BAÇO

O baço é afetado por pensar excessivamente ou obsessivamente sobre determinado assunto. Uma pessoa com essa condição de Qi “amarrado” pode exibir sintomas como falta de apetite, esquecimento de se alimentar e inchaço após comer. Podendo progredir à deficiência de Qi do baço, que é perceptível pela compleição pálida.

Geralmente estudantes são afetados por esse desequilíbrio. Recomenda-se que estes se programem para que façam pausas regulares para o lazer, sem qualquer sentimento de culpa, assim, com certeza o rendimento será bem melhor.

PREOCUPAÇÃO x BAÇO

A preocupação, uma emoção muito comum em nossa sociedade, pode esgotar a energia do baço (deficiência de Qi do baço). Isso pode causar distúrbios digestivos e acabar levando à fadiga crônica: um baço enfraquecido não pode transformar o alimento em energia de maneira eficaz. Além disso, a preocupação também influência o pulmão, tornando-o incapaz de extrair o Qi do ar de forma eficiente.

Desequilíbrios no baço irão refletir em distúrbios digestivos – diarreia e constipação, dor abdominal, náuseas e vômitos, excesso ou falta de apetite – além de distúrbios alimentares, retenção de líquidos e alterações na pele.

A expressão “carregar o mundo nas costas” descreve muito bem como uma pessoa se sente quando o Qi de seu baço está fraco. Lembre-se, preocupe-se apenas o necessário e durante o menor tempo possível.

pulmao

TRISTEZA x PULMÃO

A tristeza ou pesar afeta diretamente os pulmões, o que acarreta em problemas na circulação da energia por todo o corpo e na redução da imunidade. Dentre as manifestações podem estar presentes: fadiga, falta de ar, doenças respiratórias, choro, voz fraca, doenças de pele ou depressão.

Vale ressaltar que durante o romantismo que exaltava em seus poemas a tristeza e a dor pelo amor, a muitos dos poetas morreram de tuberculose.

A compreensão das emoções e dos motivos pelos quais a pessoa que sofre se fixou em uma delas é fundamental para o tratamento. O acupunturista deve estar atento ao aspecto emocional do seu paciente, que pode ser o gerador dos sintomas físicos, buscando sempre tratar a pessoa como um todo. A acupuntura irá prover o equilíbrio físico e mental, mas para uma vida saudável e longa é preciso aliar exercícios, dieta apropriada e um temperamento estável.