Zen Shiatsu para Gestantes.

A Gestação é sempre um período de grandes mudanças no corpo e na mente de uma mulher, algumas se adaptam a estas mudanças mais rápido e facilmente, e outras nem tanto.
As mudanças físicas são impressionantes e um tanto difíceis de lidar.
Enjoos matutinos, inchaços, ganho de peso, dores lombares e até dificuldade de locomoção e etc. As mudanças hormonais e emocionais podem se manifestar em depressões, ansiedades, irritabilidade, insônia e até pânico.
Para ajudar as gestantes a passar por este processo existem várias formas e técnicas incríveis, mas hoje vamos apresentar uma técnica japonesa de conhecimentos milenares, que pode ajudar com os desconfortos físicos, aliviar as dores, regular o sistema hormonal e emocional através do equilíbrio entre as duas polaridades energéticas do corpo, o Yin e o Yang.

Os orientais em sua infinita sabedoria perceberam através da observação da natureza que o Yin e o Yang são energias opostas e complementares que regem todo o universo e também o nosso corpo, sendo o Yin o aspecto mais ligado ao feminino, à noite, à água, ao interno e à nutrição. O Yang em contrapartida é mais ligado ao masculino, ao dia, ao fogo, ao externo e ao metabolismo.

Os japoneses acreditam que o desequilíbrio destas energias em nosso corpo são os causadores das doenças e desarmonias internas, e que a melhor forma de equilibrar todo o sistema está no nosso corpo, que conta com um sistema completo de meridianos e pontos por onde circula a nossa energia vital, igual ao sistema circulatório de sangue que conta com veias e artérias para levar o sangue por todo o corpo, porém circulando energia. Energia esta que através de estímulos físicos podemos alterar o fluxo, ou mesmo desbloquear e deixar o corpo em equilíbrio, e é exatamente esta a proposta do Zen Shiatsu.

Mas o que é o Zen Shiatsu e como é o procedimento?

É uma técnica baseada no Shiatsu clássico, porém com diferenças que a tornam perfeita para gestantes, diferente do Shiatsu que usa a pressão nos pontos com os polegares, o Zen Shiatsu usa a pressão com as palmas das mãos ao longo dos canais de energia, o que deixa a massagem mais suave e confortável. Como é feita em um tatame no chão, o Zen Shiatsu também permite posições mais confortáveis para a gestante, de decúbito lateral com apoio de almofadas, a gestante fica confortavelmente apoiada, permitindo ao terapeuta trabalhar toda a região das costas, trapézios, pescoço, braços, mãos, pernas e pés, sem colocar peso ou pressão na barriga.

Não usa nenhum tipo de óleo ou creme, não causa alergias e nem irritações na pele, não é necessário se despir para esta massagem o que garante mais conforto, basta apenas usar uma roupa confortável, leve e que permita o movimento.

Com movimentos suaves e ritmados, o terapeuta consegue trabalhar com as mãos desbloqueando a energia acumulada, equilibrando o fluxo energético, e fazendo alongamentos suaves respeitando o limite de cada um, que além de permitir um melhor encaixe das articulações também permite o livre fluxo do Ki (energia vital para os japoneses). Trazendo somente benefícios para as gestantes, como: Alivio das dores, melhor flexibilidade, conforto, acolhimento, equilíbrio emocional e energético, e diminuição dos inchaços nas pernas.

Esta técnica tem a duração média de uma hora e trinta minutos.
 Contra Indicação:
 A única observação com relação a essa técnica é que ela não deve ser feita em gestantes antes do terceiro mês de gravidez, por ser um período com aumento de chances de abortos espontâneos.
fonte da imagem: https://www.birthlight.ch